Noite de lançamento e autógrafo do livro Do Divã à Espiritualidade, na Biblioteca Municipal de Nova Friburgo, em 2009.

LIVROS PUBLICADOS

Um profissional de psicologia tem por tarefa respeitar e resgatar a sabedoria interna de seus clientes, ajudando-os a se tornarem agentes de transformação de suas próprias histórias. Nesse contexto, não há espaço para a opinião pessoal do terapeuta. Seus valores, pensamentos e sentimentos ficam guardados, para ceder espaço  à reconstrução da identidade do cliente.

            Quando comecei a escrever crônicas jornalísticas, em 1999, ganhei o espaço e a oportunidade de poder me colocar como pessoa e como cidadã, para dizer o que penso e o que sinto, sobre este mundo em que vivemos. Meu principal objetivo, ao escrever, sempre foi provocar uma reflexão sobre este momento de transição civilizatória. Um momento único, em que o sofrimento traz o crescimento e o desejo de construção de uma vida melhor. No decorrer desse tempo, tive a grata satisfação de encontrar nas ruas da cidade, leitores que vinham me falar sobre os artigos e livros que eu havia publicado, dando-me um feedback positivo do meu trabalho. Cada vez que isso ocorreu, incentivou-me a continuar escrevendo, mesmo que fosse num pequeno espaço de tempo, nos primeiros minutos da madrugada, resistindo ao cansaço de um longo dia de trabalho. E assim tem sido, ao longo dos anos.

DO DIVÃ À ESPIRITUALIDADE

Primeiramente devo lembrar aos prezados leitores, que os fatos psíquicos aqui descritos correspondem aos dados clínicos coletados durante as sessões terapêuticas realizadas com cada amigo evolutivo[1] aqui referido, revelando, a partir das memórias transpessoais de cada um, a “Teia da Vida”, tecida através dos milênios, em momentos de encontro e desencontro, entre eles.

Nesta edição acrescentamos referências bibliográficas publicadas após o término da primeira etapa do processo terapêutico desta família, permitindo que os fenômenos aqui relatados possam ser melhor compreendidos, do ponto de vista técnico.

Os diálogos terapêuticos, conforme anotados na ficha clínica de cada amigo evolutivo, foram acrescidos de explanações teóricas, para que se pudesse evitar, a cada momento, a inclusão de citações que estariam cortando a seqüência dramática do relato vivencial, dessa forma prejudicando a expressão emocional do texto. As referências bibliográficas estarão contidas nas notas de rodapé.

O foco central, aqui, é o sentimento das personagens destas histórias reais. Focalizamos o processo de ampliação da consciência dessas pessoas sobre si mesmas, e sobre o mundo a sua volta, à medida que foram integrando, no presente, as emoções contidas em suas memórias transpessoais, tornando-se seres humanos mais inteiros. A bibliografia citada no final desta obra compõe o referencial teórico da ATH – Abordagem Transdisciplinar Holística[2] em Psicoterapia, para aqueles que estejam interessados num estudo mais sistematizado dos fenômenos aqui relatados.

A forma romanceada de relato facilita a percepção da amplitude e profundidade de um processo psicoterápico, dentro da Abordagem Transdisciplinar, para o público leigo, que poderá se beneficiar, a partir da identificação com muitos dos fenômenos aqui descritos, através dos quais irão compreender suas próprias experiências.

Aos profissionais de saúde mental, esta obra oferece a possibilidade de considerarem a abertura conceitual de seus enquadres metodológicos[3], quando estes ainda estiverem baseados no antigo paradigma.

LINGUÍSTICA PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Embora a linguagem seja um poderoso instrumento de comunicação, nem sempre ela é utilizada de forma adequada. O conteúdo de uma mensagem corresponde a apenas 7% da comunicação; os 93% restantes são constituídos pelo tom de voz, expressão fisionômica, postura corporal e demais aspectos não verbais e inconscientes da comunicação, capazes de produzir efeitos positivos ou negativos sobre a comunicação, muitas vezes de forma aleatória à vontade do comunicador.

         Cerca de 90% do comportamento do falante é influenciado pelos arquétipos ou modelos inconscientes, registrados através de sons, imagens e/ou sensações, com base nas experiências por ele vivenciadas no decorrer dos tempos. A partir da ressignificação, ou seja, da atribuição de novos significados mais positivos a estes registros, torna-se possível uma profunda transformação do comportamento expresso.

         Tomando por base os conhecimentos da Programação Neurolingüística, teoria da comunicação desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, adaptada à compreensão integral do Ser Humano, enfocamos, neste livro, os aspectos fundamentais de estruturação e conteúdos psicológicos comuns à língua portuguesa, essenciais para uma atuação terapêutica efetiva, que permita ao cliente reprogramar suas estruturas lingüísticas.

         Quando utilizamos os fundamentos da Neurolingüística, dentro de uma visão transdisciplinar do ser humano e, principalmente dentro do contexto sociocultural específico  dos brasileiros, promovemos uma adaptação desses conhecimentos às nossas características pátrias, considerando, principalmente, a flexibilidade que nos identifica. Quando nos libertamos dos passos propostos pela neurolingüística clássica, para nos deixarmos guiar pelos passos dos próprios clientes, somos por eles conduzidos a incríveis descobertas sobre o inconsciente humano.

ATENDIMENTO ON-LINE:

Por Skype

  • Psicoterapia Individual e familiar, para os seguintes transtornos psíquicos: Dificuldades de relacionamento afetivo, conjugal e social, medos (elevador, altura, lugares abertos ou fechados, escuro, multidão etc.), fobias, síndromes de pânico, depressões, transtornos obsessivo-compulsivos (TOC), transtornos bi-polares, esquizofrenias, paranóias e psicopatias, dependências químicas (drogas, álcool e tabagismo), distúrbios alimentares.

  • Psicoterapia Psicossomática para redução ou eliminação de sintomas mantidos por conteúdos emocionais (alterações de pressão arterial, bursites, artrites, fibromialgias, diabetes, gastrites, úlceras, sintomas dermatológicos, disfunções intestinais, enxaquecas, tensão pré-menstrual (TPM), disfunções sexuais masculinas ou femininas (F= vaginismo, dispareunia, frigidez,M= impotência sexual e ejaculação precoce), episódios convulsivos, epilepsia e dor fantasma” de pacientes amputados.

  • Pré-Indução Hipnótica para situações geradoras de tensão (exposições em público, provas, formaturas, casamentos, partos, cirurgias, perdas de emprego e aposentadoria.

  • Dessensibilização de experiências traumáticas (acidentes, assaltos ou morte súbita de entes queridos).

  • Acompanhamento de pacientes com câncer ou AIDS.

  • Acompanhamento individual e/ ou familiar de pacientes terminais.

 
         PALESTRAS
As palestras do Projeto Consciência da Vida foram desenvolvidas a partir das indagações de clientes sobre temas de interesse sobre o cotidiano da vida, sob o enfoque da psicologia.
Temas:
1. Infância
2. Sexualidade
3. Aprendizagem
4. Adolescência
5. Vida a Dois
6. Paternidade e Maternidade
7. Saúde Integral
8. O Idoso na Família e na Sociedade
9. Percepção Extra Sensorial
10. Reprogramação Mental
11. Regressão de Memória
12. Cura e Transcendência
13. A História e os Símbolos do Natal

Apresentação do Projeto Educação para a Paz a Gente e Quem Faz, no X Fórum Mundial da Paz. Florianópolis, 2016.

© 2017 Instituto Vir a Ser - Sueli Meirelles. Desenvolvido por Bárbara Gouvêa. Foto e Vídeo Joyce Santiago.

  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • White Facebook Icon
  • w-youtube

Nesta página divulgamos as atividades do Instituto Vir a Ser.

Inscreva-se neste grupo e receba as postagens das atividades desenvolvidas no Carrossel de Luz.

Acesse nosso Canal e veja os vídeos informativos e educativos.

Olá Amigos: Aqui compartilho minhas idéias sobre o quotidiano da vida.

Instituto Vir a Ser

ESPAÇO ARP - Avenida Conselheiro Julius ARP, 80 0 Bloco 5 - Sala 210 - Centro - Nova Friburgo, RJ

Tel: +55 (22) 99955-7166
suelimeirelles@gmail.com

 

Fundadora e Coordenadora

Dra. Sueli Meirelles - CRP: 05/11601

Psicologa Clínica

Tel: +55(22) 999-557-166

suelimeirelles@gmail.com